PARAIPABA LAGOINHA-CE

              Historia de Paraipaba Lagoinha

HISTÓRICO

Paraipaba Ceará - CE


Histórico


        Como Padroeira da Cidade temos a invocação de Santa Rita de Cássia (Festa acontece todo ano de 22 de outubro a 1º de novembro), com seu primeiro Templo construído entre 1565 e 1969. Inaugurado em 13 de maio de 1979.Situando-se bem próximo à margem esquerda do rio Curu, e assim sujeito a constantes inundações o Templo foi mudado para lugar mais alto, que é o atual, a 3 km de distância.


      Paraipaba em fase de desenvolvimento turístico (graças as suas potencialidades), sendo favorecido pelo seu Turismo Cultural – presente no diversificado artesanato, na comida típica, nas manifestações, crenças, costumes e tradições de seu povo; Turismo de Lazer – encontrado em suas belas praias: envolvendo barracas de praia, jangadas, pousadas, passeio de barco, bugres, cavalos e outras opções de lazer, Turismo Rural – oportuniza conhecer os produtos da região: a cana-de-açúcar, coco, feijão, milho, acerola, mamão, jerimum, graviola etc. além da possibilidade de passeios de carroças puxadas a boi e muito mais. Tudo isso encontrado sobretudo no Projeto de Irrigação; Turismo Comercial – identificado pelos principais suportes econômicos da região: Agricultura, Pesca, Pecuária e o Comércio, visando sempre mudança no perfil social de sua gente.


 Gentílico: paraipabense


   Formação AdministrativaEm divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Paracuru o distrito de Passagem do Tigre.


Pelo decreto estadual nº 64, de 07-08-1935, o município de Paracuru passou a denominar-se São   Gonçalo, mudança de sede.


   Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Passagem do Tigre, figura no município de São Gonçalo ex-Paracuru.


   Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Passagem do Tigre passou a denominar-se simplesmente Tigre.


    No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Tigre, figura no município de São Gonçalo.


    Pelo decreto estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Tigre passou a denominar-se Paraipaba e o município de São Gonçalo a denominar-se Anacetaba.


    Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Paraipaba ex-tigre, figura no município de Anacetaba ex-São Gonçalo.


   Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, o município de Anacetaba. passou a denominar-se São Gonçalo do Amarante. Sob a mesma lei é criado o município de Paracuru, passando o distrito de Paraipaba a fazer parte do município de Paracuru.Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Paraipaba figura no município de Paracuru.


   Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.Elevado à categoria de município com a denominação de Paraipaba, pela lei estadual nº 6351, de 01-07-1963, desmembrado de Paracuru. Sede no antigo distrito de Paraipaba. Constituído de 2 distritos: Paraipaba e Alagoinha. Criado pela mesma lei que criou o município.


   Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Paraipaba e Alagoinha.Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, é extinto o município de Paraipaba, sendo seu território anexado ao município de Paracuru, como simples distrito.Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Paraipaba é distrito de Paracuru.


   Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Paraipaba, pela lei estadual nº 11009, de 05-02-1985, desmembrado de Paracuru. Sede no antigo distrito de Paraipaba. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986.Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.


   Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.


Pela lei de , , é criado o distrito de Boa Vista e anexado ao município de Paraipaba.Pela lei de , , é criado o distrito de Camboas e anexado ao município de Paraipaba.Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 4 distritos: Paraipaba, Boa Vista, Camboas e Lagoinha.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.Alterações toponímicas distritais   Passagem do Tigre para simplesmente Tigre alterado, pelo decreto estadual nº 448, de 212-1938.Tigre para Paraipaba alterado pelo decreto lei estadual nº 1114, de 30-12-1943. 

fontes:http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=231025#

Assim como no Brasil existir mas mulheres do que homens
vejam mas no seti do IBGE
População http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=231025#

ECONOMIA PARAIPABA


PARAIPABA

Município de Paraipaba
"A Terra do Coco"




Fundação5 de fevereiro de 1985 (28 anos)


Prefeito(a)Carlos Henrique de Azevedo (PSB
(2013–2016)
Localização
Localização de Paraipaba no Ceará

Localização de Paraipaba no Brasil
03° 26' 20" S 39° 08' 52" O
Unidade federativa Ceará
MesorregiãoNorte Cearense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoBaixo Curu IBGE/2008 [1]


Distância até a capital       93 km
Características geográficas
Área301,123 km² [2]
População30 041 hab. IBGE/2010[3]
Densidade99,76 hab./km²
ClimaNão disponível
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,666 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 126 921,795 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 4 302,00 IBGE/2008[5]
Página oficial

Vista da praia da lagoinha
Paraipaba é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 30 048 habitantes.
    Às margens do rio Curu, Paraipaba tem um dos maiores projetos irrigados do mundo, onde são encontrados diversas variedades de frutas, e entre estas, o cultivo do coco é a principal atividade agropecuária da região.
    À 11 km do município localiza-se a praia da Lagoinha, que é bastante conhecida por suas dunas e coqueirais. Paraipaba é a terra de gente bonita e hospitaleira, quem bebe de sua água jamais esquece.
     No mês de julho acontece a tradicional Regata de Lagoinha, onde atrai turistas de todo o mundo.
No mês de outubro as pessoas comemoram a tradicional festa de Santa Rita de Cássia que é Padroeira de Paraipaba.
     PRINCIPAIS DISTRITOS: Lagoinha, Cambôas, Boa Vista, Setor B, Setor C-1, Setor C-2, Setor E, Setor D-1, Setor D-2, Setor G/H e Centro Gerêncial do DNOCS. Além disso é uma cidade culturalmente muito rica com eventos que marcam a história do povo.

    Cidade de Paraipaba - CE
    Paraipaba possui uma exuberância de aproximadamente 14 km de praia que se estendem a partir da foz do Rio Curú até a barra, formada pelas tranqüilas águas da lagoa das Almécegas com a beleza sem igual das praias, dunas e lagoas existentes ao longo de toda costa.
       A praia de Lagoinha se destaca no turismo mundial como uma das mais belas do Brasil, sendo o maior atrativo turístico, com paisagem de rara beleza, formato de meia-lua, uma enseada de ondas fracas, cercada por dunas amarelas, arrecifes e coqueirais com bicas de água doce. Formada por um penhasco de cerca de 50 metros de altura, Lagoinha conserva ainda uma paisagem natural primitiva composta por dunas douradas e um vasto e verdejante coqueiral que vão ao encontro de um mar de águas calmas e de um verde deslumbrante.  
    A distância que separa Fortaleza deste paraíso é de 120 km, que são compensados por uma bela praia de areia fina e escura, lagoas de água doce e cristalina e um coqueiral que se confunde com o verde do mar. Na praia da Lagoinha, não faltam opções para se divertir e se paixonar: vale a pena conhecer a vegetação de mangue, os coqueiros, as formações rochosas, bem como contemplar os recifes que surgem quando a maré está baixa, os quais formam piscinas de água salgada próximas à praia.
      Para melhor aproveitar a viagem à Lagoinha, a indicação é fazer um delicioso e aventureiro passeio em um veículo conhecido como pau-de-arara. Logo fazer a travessia da lagoa em uma jangada e andar de buggy pela praia, tornam mais emocionante ainda a estadia numa das mais belas praias do país.
     A belíssima praia da Lagoinha é uma área de proteção ambiental, com isso, objetiva-se a preservação do lugar e toda a sua natureza.
     Um dos passeios mais procurados é para a Lagoa das Almécegas, também conhecida como Lagoa da Barra, que conta com barcos que cruzam suas águas límpidas e claras. A parada final é diante das muitas barracas localizadas tanto na lagoa quanto na praia, que oferecem um bom serviço, com destaque para o famoso peixe frito e frutos do mar, além de uma deliciosa água de coco bem gelada.
       Praia de Lagoinha: Localizada a aproximadamente 100km da capital do Estado, a comunidade de Lagoinha tornou-se mundialmente conhecida e bastante visitada pela beleza de suas praias, dunas e falésias. Paisagem de rara beleza, conservando o primitivismo que a destacou como uma das mais belas do Brasil. Tem o formato de meia-lua, uma enseada de ondas fracas, cercada por dunas amarelas, arrecifes e coqueirais com bicas de água doce ao lado do Morro do Cascudo onde está o porto das jangadas. O povoado fica no alto do morro e tem um mirante que permite uma vista panorâmica e magnífica da praia.
       Com uma população, composta em sua maioria por pequenos grupos de pescadores artesanais, ainda guarda a tranquilidade e a paz estampadas nas folhas verdes de seus coqueirais embalados pela brisa do mar, que à tardinha acalenta todos que a visitam. As dunas de Lagoinha são áreas de Proteção Ambiental com 523 ha. de pura beleza. Infraestrutura : Barracas, Camping, Farmácia, Mercearia, Trekking e Pesca.
       Lagoa das Almecegas: Seguindo tranquilamente pela praia ou através de um passeio divertido no tradicional “paú-de-arara”, encontramos, a poucos quilômetros de Lagoinha, um novo atrativo natural. Águas escuras, belas dunas, morros e uma barragem que oferece um refrescante banho com direito a passeio de chalana, caracterizam Lagoa da Almecegas.
Praia de Capim Açu ou Barra do Curu:
      A estrada indica o caminho certo para chegar à praia do Capim Açu, local que oferece uma visão exuberante da natureza. As lagoas, os manguezais, as dunas e o coqueiral formam os caminhos que aguçam a nossa imaginação, retratando o próprio paraíso. O descanso relaxante em suas tranquilas águas faz o visitante esquecer o tempo e apenas despertar com o magnífico pôr-do-sol. Deserta, com larga faixa de areia fofa e jangadas, próximo à Ponta Aguda, rochas extensas são a atração.
Praia de Camboas:
        A 12 km da sede, praia situada na margem esquerda do Rio Curu, conjunto físico variado composto de dunas, coqueiros, águas, mangues e enseadas. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA DE RENATO RUSSO E DE SUA CARREIRA NA LEGIÃO URBANA